The Little Black Book of Style

domingo, setembro 29, 2013


O Livro Negro do Estilo, da Nina Garcia, diretora de moda da Marie Claire, é o meu novo companheiro de leitura. Consegui encontra-lo à venda na Bertrand. Uma pérola perdida, mesmo, pois era o único exemplar que a Bertrand tinha disponível para venda no país inteiro, tanto que o livro teve de vir do Porto para Lisboa. Nem queria acreditar que tinha conseguido comprar o último exemplar. Numa altura em que me encontro a tirar o curso de Styling & Image Consultant no Atelier Styling Project achei que este livro poderia ser um bom complemento aos conteúdos que tenho vindo a aprender. 
Uma das primeiras coisas que Nina Garcia ensina no seu livro é a investir nas bases do guarda roupa. E em que consistem essas bases?


  • Um vestido preto
  • Camisa branca clássica de homem
  • Casaco ou camisola de gola alta em caxemira
  • Gabardina
  • Ganga
  • Relógio clássico de homem
  • Diamantes
  • Sabrinas
  • Sapatos clássicos de salto alto
  • Uma grande carteira
Depois de olhar para esta lista pus-me a analisar o meu guarda roupa. O que é que eu tenho e o que é que me falta? Claramente, faltam-me os diamantes. Como é que nunca me lembrei de ir comprar um antes? Que grande falha a minha. Agora que abriu a Cartier na Avenida da Liberdade estou a pensar passar por lá para comprar um anel de diamantes. Será que me fazem um bom desconto? Bem... tenho a Nina Garcia em grande consideração e admiro o seu trabalho, mas acho que ela perdeu a real noção das coisas ao dizer que os diamantes fazem parte do guarda roupa básico de qualquer mulher. Duvido que a maioria das mulheres tenha dinheiro para comprar um diamante. A Nina Garcia ressalvou no seu texto que "não há problema em serem falsos", mas aí já não são diamantes! São brilhantes... apenas! Quem sou eu para contrariar a Nina Garcia? Ela tem uma carreira feita, é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho, mas eu vou adaptar essa regra: Ter uma jóia clássica no guarda roupa. Porque não uns brincos de pérolas? São bonitos e vão bem com tudo. Acho que cada pessoa deve, sobretudo, adaptar as regras à sua realidade e ter um diamante não está de acordo com a realidade. Já a ressalva que a Nina Garcia deixa sobre usar diamantes falsos parece-me mais exequível. Uma boa bugiganga ou pechisbeque pode conferir aquela sofisticação pretendida e com pouco dinheiro. 
O que me falta mais no meu guarda roupa? Um relógio clássico de homem e um casaco ou camisola de gola alta de caxemira são duas peças que não tenho. A camisola de gola alta está praticamente fora de questão. Não tenho o pescoço suficientemente longo para usar e parece que me sufoca. Quanto ao relógio... hmm... parece-me bem pensado. Os relógios femininos estão sempre a mudar. Hoje um modelo é moda, amanhã já não é. Um relógio clássico de homem nunca está fora de moda. 
Das 10 peças obrigatórias faltam-me 2, pois a bugiganga clássica tenho. E vocês? Já fizeram esta análise ao vosso guarda roupa?

You Might Also Like

1 comentários

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe