Creative Writing - Lesson 1

domingo, junho 16, 2013

Hoje foi a primeira sessão do curso de Escrita Criativa. Numa palavra: Adorei! Nunca senti a minha criatividade ser posta à prova desta maneira em palavras, frases e textos. Construir histórias no qual constassem frases completas, que foram construídas a partir da interpretação de imagens de postais, tenho de reconhecer que não é propriamente fácil e requer alguma ginástica mental. As minhas células cinzentas ficaram literalmente aos pulos no final do dia tal foi o exercício. Três horas a dar vida a palavras corresponde, para mim, a três horas de ginásio cerebral e a formadora desempenhou na perfeição o papel de personal trainer das palavras. Pintar uma flor e dar-lhe um nome foi o primeiro passo (corrida lenta na passadeira), seguiu-se um pequeno aquecimento com a escolha de uma cor dessa flor e a partir daí escrever 4 frases (corrida rápida na passadeira), leitura de alguns poemas para dar inspiração e jogos de palavras (corrida de sprint na passadeira), criar 9 frases a partir da observação de postais (aqui a coisa começou a doer... início das cãibras na passadeira), selecionar 5 dessas frases e criar uma história na qual conste essas mesmas 5 frases (mudança de máquina! Começa o cycling indoor), escrever um poema a partir de um número inspirado na música Sete Fadas me Fadaram de Zeca Afonso (ui! Aqui já começavam a faltar as forças para pedalar e era preciso continuar no duro), e criação de duas histórias a partir de um brainstorming de palavras (de rastos por esta altura, já só queria atirar-me para o chão de cansaço!). Como podem ver, isto de exercitar o cérebro não é menos duro do que malhar no ginásio.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Aprecio muito o seu blog. Todos os dias tenho visitado o mesmo e delicio-me com os seus posts. Espero que continue com o bom trabalho.
    Cumprimentos
    Margarida Fonseca Dias
    http://www.europeanemaildatabases.com

    ResponderEliminar
  2. hahaha - adorei as comparações com a 'malhação' no gym ;)
    Ainda bem que foi awesome (apesar das cãibras ;)) - soou fantástico!

    ResponderEliminar
  3. ahah! é isso, há q treinar frequentemente!p mim, a escrita é uma maratona! Um processo duro e loongo.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe