Medical post

quarta-feira, abril 28, 2010

As pessoas muito se queixam do atendimento no serviço nacional de saúde, quer em hospitais, quer em centros de saúde. E quando aparece alguém a dar um elogio, quem lá trabalha nem sabe o que responder e fica com um ar de parvo: "Mas o que é que este/a está para aqui a dizer?". Foi isto que eu presenciei hoje quando fui ao centro de saúde para ter uma consulta, pois como já deu para perceber estou com um problema de coluna que me tem tirado do sério. (Baixo-me para atar as sapatilhas doem-me as costas, levanto-me da cama doem-me as costas, sento-me no carro doem-me as costas, desço os degraus doem-me as costas, entre tantas outras tarefas e movimentos rotineiros). Então, estava uma senhora na fila para entregar uns papéis para serem assinados, aquelas burocracias básicas que têm de ser feitas antes de uma pessoa se por na alheta, e vira-se para a funcionária e diz:"Quero dizer-lhe que uma vez mais fui muito bem atendida neste centro de saúde. Sempre que cá venho, saio daqui bem impressionada. Sei que a maior parte das pessoas só se manifestam para reclamar ou apontar defeitos, mas os elogios também foram feitos para serem dados". A funcionária ficou atónita, parada que nem uma múmia, sem saber que reacção ter e acabou por dizer muito timidamente: "Obrigada". Via-se na cara dela que não estava a contar com aquilo, pois a maior parte dos utentes só se sabem lamentar. Essa tal senhora que elogiou fui eu. E não foi para querer parecer ser simpática ou aos olhos dos outros parecer bem. Nada disso, porque não preciso disso. Foi porque de facto é verdade! Já fui várias vezes aquele centro de saúde e tenho sido sempre bem atendida. Ter uma consulta marcada e esperar horas, horas e mais horas pela minha vez? Nada disso. Está marcado para as 15h, às 15h estou dentro do consultório. Há uma pessoa ou outra menos risonha ou com paciência para grandes simpatias, mas pelo menos são profissionais, o que é muito importante. Então, achei que deveria deixar a minha nota de agrado perante quem me atendeu. A vida não é só feita de queixas e de maus profissionais, mesmo no serviço público em que há uma péssima ideia. Há locais que funcionam bem e acreditem que um elogio, uma pequena chamada de atenção para o bom trabalho que as pessoas fazem sabe sempre bem ouvir, principalmente quando na maior parte das vezes só se fala para apontar defeitos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. é assim mesmo sunrise :p e essas costas?

    ResponderEliminar
  2. Estas costas? É melhor n falar mt disso... fisioterapia aguarda-me! Pelo menos assim espero. 6ª-feira devo ter a minha credencial aprovada (toca a fazer figas). Beijinhos

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe