Do women like football?

domingo, março 21, 2010

Lembro-me de dizer há um bom par de anos: "Gosto de ver futebol". E gostava. Conhecia o nome de todos os jogadores da minha equipa, quais eram as posições que ocupavam, quem era o melhor marcador, quem era o melhor no jogo aéreo, etc. Podia não perceber tudo em pormenor como quem acompanha o futebol a par e passo, mas lá ia percebendo e dava-me gozo ver os jogos de futebol. Lembro-me também de a pessoa com quem tinha comentado que gostava de ver futebol me ter dito: "Pareces um rapaz. Gostar de futebol!". Ainda que na altura eu fosse uma rapariguinha, não achei muita piada aquele comentário. Não sabia que eram só os homens que iam ao estádio. A sério que não sabia, mas se calhar quem estava mal era eu. Aliás, continuo sem perceber hoje em dia porque é que vendem bilhetes às mulheres. O quê? Mulheres no estádio? Nem pensar. O lugar da mulher é na cozinha, a limpar a casa e a fazer costura. Esse é o lugar da mulher, não é no estádio, no meio dos homens e a ver jogadores com as pernas à mostra a dar pontapés numa bola.

Que mentalidade mais pequenina tem quem pensa assim!
.
Hoje em dia, não acompanho os jogos de futebol como no passado. Antes tinha um estímulo diferente. O meu pai era benfiquista e eu sendo portista dava-me prazer aquela "guerrinha" de clubes. Actualmente conheço alguns dos principais nomes dos jogadores do meu clube. Sei também que não estão tão bem no campeonato como outrora. Mas se me perguntarem que posição ocupam na classificação, a resposta será: "Não sei". Em primeiro sei que não estão, nem em segundo. Mas nada que uma breve pesquisa não resolva. Deixem cá ver... em terceiro. Já fui confirmar!
Mas não é por não acompanhar os jogos com a regularidade que já acompanhei que acho que futebol é um desporto só para homens. Bem sei que são mais efusivos que as mulheres, mas conheço muita rapariga que já foi ao estádio, que vai com regularidade e que vibra com a prestação dos jogadores em campo. Não é por uma mulher ir ao estádio que é mais masculina. E a feminilidade não se mede pelas idas à bola e por gostar mais ou menos de futebol. Quem diz que as mulheres só gostam de ver os jogos para verem as pernas musculadas dos jogadores e os corpos deles suados, desculpem que lhes diga, mas ainda devem viver na idade da pedra para menorizarem as mulheres a esse ponto. Caso não tenham percebido, as mulheres não são seres básicos que não têm a capacidade para perceber a dinâmica e regras de um jogo colectivo. Nós mulheres também sabemos apreciar desporto, seja ele de que natureza for. Também sabemos gostar de futebol e nada disto faz de nós mulheres "camionistas" ou outras designações menos simpáticas que queiram chamar. Mas lamentável é ter ouvido esse comentário "pareces um rapaz" por parte de uma mulher. Isto é que é triste! É as mulheres quererem tanto mostrar que não são inferiores aos homens, pensarem e terem a mentalidade de um homem retógrada e machista.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Por acaso não gosto muito.. Mas não é por ser mulher, é mesmo só pq n gosto :) E não tenho nada contra quem gosta!!!

    ResponderEliminar
  2. Ora então, para além de escorpião, também és uma portista como eu!:-)

    Pois eu estou na mesma. Até há uns bons pares de anos estava a par de tudo o que se passava no mundo futebolístico, não só por gosto, mas também por influências familiares, já que o meu irmão sempre esteve ligado ao futebol, primeiro como jogador e depois como treinador e em casa respirava-se futebol.
    No entanto, depois de ter saído de casa, acabei por me afastar um pouco desse assunto. Hoje em dia, vou sabendo os resultados de alguns jogos e pouco mais. Mas gosto, apesar de já não lhe dar a atenção que dava.

    :-)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso eu ADORO futebol!!!!
    Sigo o campeonato nacional, liga dos campeões, liga europa etc...

    Nunca ninguem me disse uma coisa dessas, e alias até ia com o meu pai ver jogos de futebol!!!

    Bjitos*

    ResponderEliminar
  4. :)

    Muito bom.

    Assino por baixo. ;)

    BeijOooOoOOO

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe