Geisha

quarta-feira, julho 29, 2009

Na altura em que estreou nos cinemas o filme "Memórias de uma Gueixa" foi feito um grande alarido à volta da película. Passados quatro anos tenho a honra de ve-lo. E digo a honra porque é de facto um grande filme. Agora percebo porque foi tão falado. É lindo, maravilhosamente bem narrado, o suspense é mantido do princípio ao fim, tem história e o final é fantástico. Fiquei fascinada. Tinha uma ideia diferente sobre o que é uma gueixa, julgo que mais negativa. Não deixa de ser uma forma de prostituição, contudo, pela forma como é descrita as funções de uma gueixa passei a ficar com uma percepção mais positiva. Vendem o corpo, mas com sorte só a um homem que lhes vai bancar tudo. Um homem que na verdade estará perdidamente apaixonado, mas não pode assumir a relação perante a sociedade porque elas não deixam de ser gueixas. E uma vez gueixa, gueixa para sempre. Ao tentar transpor esta situação para a nossa sociedade só encontro uma analogia, as prostitutas de luxo, que assim que entenderem podem deixar de sê-lo. As prostitutas de luxo têm clientes fixos, poucos, mas que gastam rios de dinheiro com elas. Julgo, contudo, que ali não há mistura de sentimentos. Já ouvi falar que muitas vezes são elas que se apaixonam por eles, mas que não chega a ser recíproco. Eles não conseguem interessar-se verdadeiramente por elas por não terem a capacidade de disassociarem a mulher da profissão. Uma vida quase desprovida de sentimentos e de amor é o que estas mulheres vivem, tudo porque querem luxo, conforto, boas roupas e bons carros. Será que vale a pena esse esforço?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Também já ouvi falar muito bem deste filme, mas ainda não o vi. O tema é muito interessante e mostra uma das maiores realidades japonesas. Vai ser um filme a ver brevemente. bjs

    ResponderEliminar
  2. Já vi esse filme,há muitos anos,nessa altura em que saiu no cinema e amei.Adorei mesmo.Falta-me ler o livro.
    Relativamente a essa pergunta,eu penso que para algumas esse esforço vale,porque já sofreram muito no amor,para outras pode ser apenas para obterem esses luxos todos,até terem uma vida confortável e depois deixam de fazer isso e voltam à vida "normal".
    É o que acho.Mas tem muito que se lhe diga.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe