Sto Antonio

domingo, junho 14, 2009

Este foi o meu primeiro Santo António. Não tive direito a manjerico, já não havia dinheiro e custava cinco euros, mas diverti-me muito e vim a cheirar a perfume francês para casa: sardinhas assadas, que me souberam pela vida. Alfama foi a zona escolhida. Uma multidão esperava-me por lá, onde tive de andar aos encontrões e cotoveladas para poder passar. Realmente, Lisboa sai à rua neste dia. Bairros que são por natureza sossegados transformam-se em pequenos infernos neste dia. Mas a folia é tanta e é só uma noite que os habitantes não se queixam e até abrem as portas de casa, não para receber propriamente estranhos, mas para fazer negócio. Usar um WC custa 0,50 euros. Não há borlas para ninguém. Por 3 sardinhas, meio chouriço, 1 copo de sangria, 1 imperial, 5 fatias de pão, alface e convívio paguei 19 euros. Uma pechincha! cof, cof... até doeu! Nada baratinho, diga-se de passagem. Tudo é uma exorbitância. As marchas ficaram para o ano, não foi desta que as vi. Acho que ter levado com os casamentos de Santo António pela televisão foi dose suficiente para um dia só. Só uma pergunta. Será que os lisboetas sabem o que estão a festejar na realidade? Esperemos que sim, afinal é o padroeiro de Lisboa. Mas julgo que muitas das pessoas que vão para a festa, não vão a pensar que estão a celebrar um arraial em homenagem ao santo da sua cidade, mas sim porque lhes apetece uns comes e bebes em ramboia, ver uns desfiles e estar a conviver. Afinal, não é todos os dias que Lisboa se veste de cor e boa disposição, principalmente nos tempos que correm em que ninguém tem tempo para nada. Ah! E a crise? Essa também foi esquecida!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Eu também fui, mas o meu jantar foi mais baratinho - caldo verde, 1 febra, 1 sardinha, broa, queijo, chouriço, salada e batatas €12 na "Tininha de Alfama", óbvio que tive de esperar 2h para arranjar mesa, mas valeu a pena!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Neste tipos de festa nunca ninguém se lembra da crise, é impressionante!:p

    ResponderEliminar
  3. Que sorte Tanya! A mim até me custou...

    ResponderEliminar
  4. a crise no santo antonio é completamente deixada de lado. alfama estava mesmo apinhada de gente, que ainda andei por la a dar umas voltas

    ResponderEliminar
  5. Snif Snif Snif eu ainda não tive um stº António que se preze à Lisboeta.. em contrapartida tenho o S.João e o alho porro..lol

    ResponderEliminar
  6. Não vi a crise nos Santos. lol
    Essa de se pagar para usar o WC não deve ter pegado muito.
    Só mesmo para nós mulheres, os gajos era vê-los em qualquer esquina.
    O pessoal quer é festa e convivio. :)

    ResponderEliminar
  7. *C* , por acaso pegou e bem. Havias de ter visto a fila gigantesca que estava para o WC, eu tive de desistir e tudo!!! E não eram só mulheres. Os homens também lá estavam e aflitinhos por sinal, que não arredaram pé da fila. Bjs

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

Subscribe